quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Material sobre twitter


Olá professores, participantes do Curso de Redes sociais: integração e estrutura,

Pela própria dinâmica da apresentação, não há tempo para anotar a parte teórica mostrada no Powerpoint. Dessa forma, trago o link com direcionamento para o fazer o download (gratuito), do Manual intitulado: "Tudo o que você precisa saber sobre o twitter," para complementar a nossa discussão sobre o Twitter.

http://www.talk2.com.br/debate/talk-show-sobre-o-twitter/

Parte do que apresentei, foi adaptada desse Manual. E após a sua leitura, convido-os a criar sua conta no Twitter: www.twitter.com.

Para criá-la, escolha a poção SIGN UP. Depois de criada, para acessá-la novamente use SIGN IN.

Quanto à parte técnica não há segredo para criá-la, basta usar seu e-mail de preferência, escolher uma senha (a mais usada por você) e gerenciar sua conta de forma similar a como procedemos do Orkut e no Facebook.

Você vai colocar uma foto, escolher seu nome (nick) ou como quer ser conhecido, e depois disso basta começar a compartilhar o que considera interessante para você e, possivelmente, para os outros.

Veja o passo a passo nesse tutorial no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=hLwSbdrD8Bk

A leitura desse manual serve como orientação, mas devemos lembrar que aprendemos a usar o site, usando. É ao ler o que as pessoas dizem, escrevem e compartilham que esta ferramenta adquire sentido.

Santella e Lemos dizem:

"Pipocam todos os dias pela internet artigos breves - alguns deles pensados com a rapidez que o jornalismo exige -, pontilhados de interrogações sobre a natureza e o destino do Twitter. Será o Twitter 'um hype ou um barômetro emocional do planeta? (Matias, 2010); 'O Twitter é um sistema adaptativo complexo?' (Polytopia, 2009); 'O Twitter é uma poderosa ferramenta pessoal de pesquisa?' (Cann et al., 2009); 'O Twitter promove a subversão pop da infomação?'(Fernandes, 2009); 'O Twitter será o sistema operacional da era elétrica de Mc Luhan?' (Morgan, 2009); 'Será o Twitter o próximo Second Life?' (Wasserman, 2010); 'Twitter pode tornar você interessante?' (Kownacki, 2010)". (2010, p.9)

Como você pode perceber, são muitos os questionamentos e algumas tentativas de previsão.

Veja o que acha. Teste a potencialidade de leitura e escrita presentes no site.
Não esqueçam de me seguir @taniabraga. Façamos uma rede de professores trocando experiências.

Grande abraço

Tânia Braga Guimarães




Nenhum comentário:

Postar um comentário