segunda-feira, 27 de julho de 2009

ROL DE EVENTOS (CONGRESSOS, SEMINÁRIOS ETC.)

V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais
11 a 14 de Agosto de 2009
Universidade de Caxias do Sul - RS
http://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/apresentacao

13a JORNADA NACIONAL DE LITERATURA DE PASSO FUNDO
25 a 9 de agosto -Passo Fundo
http://jornadadeliteratura.upf.br

III SIMPÓSIO GÊNEROS HÍBRIDOS DA MODERNIDADE: Literatura no cinema
- UNESP/ASSIS-SP
Data: 16 e 17 de setembro de 2009
Local: Campus da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Assis - SP
http://www.unioeste.br/eventos/ixseminariolhm/

Para sempre Poe
200 anos de nascimento de Edgar Allan Poe
20 a 23 de setembro de 2009
UFMG / Belo Horizonte - MG
http://www.ufmg.br/poe

I SINAGEL – SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM ESTUDOS LITERÁRIOS
6 a 8 de outubro de 2009
Maringá - PR
http://www.ple.uem.br/sinagel

Congresso Internacional Deslocamentos na Arte
20 a 23 de outubro de 2009
Ouro Preto - MG
http://www.ifac.ufop.br/efa/deslocamentos/index.htm

XIX Seminário do CELLIP
21 a 23 de outubro de 2009
Unioeste - Cascavel
http://www.unioeste.br/eventos/cellip/

XIV Convention of English Teachers of the Southern States:
New Trends in English Teaching and Learning
23 a 24 de Outubro de 2009
Universidade Federal de Santa Catarina
http://www.cce.ufsc.br/~aplisc/

XII SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e
II Simpósio Internacional de Letras e Linguística
17 a 19 de novembro de 2009
Universidade Federal de Uberlandia - MG
http://www.ileel.ufu.br/silel2009

IV Colóquio Rousseau
16 a 19 de novembro de 2009
Universidade Estadual de Londrina
http://www.uel.br/eventos/quartocoloquiorousseau/pages/iv-coloquio-rousseau/apresentacao.php

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Três dicas de blogs e portais de educação

1) Portal Ensinando - Objetivo: pretende consolidar-se como um porto para os professores e pedagogos navegantes da internet. Para isso tem trabalhado para construir uma forte imagem de eficiência, confiabilidade e agilidade. Tem firmado parcerias com instituições renomadas e pretende em médio prazo atingir de forma mais abrangente os países de língua portuguesa.Pretendemos crescer consistentemente, construindo uma sólida rede de parceiros e colaboradores satisfeitos com nossos serviços. A organização da empresa está baseada em procedimentos padrões, na forma de fluxograma de fácil entendimento para novos funcionários e estagiários, visando assim descentralizar os serviços. Além de contar com colaboradores renomados de todo país. A assistência é feita a todos os que necessitam, com atendimento personalizado, agilidade que a internet oferece. Garantia de qualidade e capacitação contínua, estão entre as prioridades estratégicas da empresa. Link:
:
2) Construindo, trocando, educando (CTE) - Quem são: Os membros são professores da Equipe de formação da GEIF - Gerencia de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Pernambuco. Está localizada na UEAD (Unidade de Educação a Distancia), responsavel pela formação dos Coordenadores de CTE - Central de Tecnologia. Link:
:
3) Educa Tube - Criado (MAIO/2009) para indicar vídeos de e para educadores, além de sugerir diversos recursos tecnológicos com fins educativos. Apesar de recente, o blog tem muito material disponível, além de orientações sobre procedimentos de informática, tais como transformar slides feitos no power point em vídeo para disponibilizá-los no You Tube. Link:
:
Pesquisa: Marciano Lopes

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Revista eletrônica: uma janela para a aprendizagem





Dinah Franke Moreira*




Como professora de Língua Portuguesa e Literatura, considero um desafio levar os jovens (alunos) de hoje a apreciar seu processo de aprendizagem ou ir em busca do conhecimento. Acredito que uma das razões desse desinteresse seja o acesso a diferentes recursos tecnológicos, exposição a um verdadeiro “bombardeio” de informações, imagens e cores, o que possivelmente interfere na atenção, na concentração e no interesse pelos livros. Assim, como parte integrante do meu processo de formação continuada, propus aos alunos do 2º ano “A” do Colégio Estadual Primo Manfrinato (Cianorte - Paraná) a produção de uma revista eletrônica, acreditando ser uma forma de ampliar o universo cultural e aperfeiçoar a capacidade lingüística dos mesmos, já que as produções passariam a ter um leitor real, além de fazer uso da internet.


A proposta foi muito bem aceita, visto que se trataria de um trabalho midiático e que extrapolaria os muros da escola, pois para produzir entrevistas e reportagens seria preciso sair da escola para buscar dados e informações desejados.


Iniciamos o desenvolvimento do projeto no início do ano letivo, fazendo leituras e análises de revistas ou periódicos impressos e de exemplares eletrônicos, para compreender as condições de produção, os objetivos, o público leitor, a especificidade e a funcionalidade de cada texto. Decidimos o perfil da revista, que gêneros seriam produzidos e que temas seriam abordados. Todas essas definições ocorreram num processo coletivo e democrático. As produções deveriam ocorrer em equipe, o que de certa forma ajudaria a inspirar confiança. Os mais entendidos em informática seriam os responsáveis pela diagramação e pela editoração da revista, a qual recebeu o nome de revista eletrônica ativ@idade e será concluída no 3º bimestre do corrente ano, mas já está on-line desde o dia 30/06/2009.
Posso assegurar, como professora, que é um projeto que contribui em muito para o crescimento intelectual dos alunos, mas para desenvolvê-lo com mais qualidade a turma não poderia ter 49 alunos, como o ocorrido.




NOS BASTIDORES DA PRODUÇÃO



Para a composição da revista eletrônica ativ@idade os alunos escolheram os temas segundo os interesses, sendo: meio ambiente, saúde, beleza, moda, esporte, drogas, amor, música e o jovem no mercado de trabalho. Igualmente foram definidos os gêneros a serem produzidos, ficando como indicativo maior reportagens, entrevistas, poemas, artigos, propaganda social e texto imagético ou fotografias. Para auxiliar na compreensão do processo de editoração, os alunos fizeram uma visita ao Jornal Tribuna de Cianorte (ver foto acima), momento em que conheceram o trabalho do editor, do diagramador, dos repórteres (como ocorre a captação das informações) até o processo de impressão do jornal, onde foi possível ler a edição que seria distribuída no dia seguinte.


O jornal aproveitou a presença dos alunos e publicou uma reportagem sobre a visita, salientando a importância da aprendizagem além da sala de aula, matéria esta que serviu de subsídio e de incentivo para as produções em classe. Vários grupos optaram por fazer entrevistas com professores e pessoas de destaque na sociedade.

Em uma seção da revista tivemos a contribuição de alunos do Colégio Estadual Cianorte, que divulgaram seus trabalhos (propaganda social) realizados no projeto da professora PDE Leonice Fancelli.

Para cobrir os custos de hospedagem da revista eletrônica ativ@idade, contamos com a parceria do comércio local.

A primeira edição será finalizada no mês de agosto com o retorno das aulas, mas já está on-line no endereço: http://www.revistaatividade.com/, desde o dia 30/06/2009.
:
________________
* Professora do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná - http://www.pde.pr.gov.br/modules/noticias/) - orientação: prof. Dr. Marciano Lopes e Silva (UEM)
Observação: o site está ainda em desenvolvimento, assim como a primeira edição on line. Como no momento os alunos estão de férias, o trabalho será retomado somente no final de julho.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cinema e Literatura em debate: III Simpósio Gêneros Híbridos da Modernidade


III SIMPÓSIO GÊNEROS HÍBRIDOS DA MODERNIDADE: Literatura no cinema
- UNESP/ASSIS-SP
Data: 16 e 17 de setembro de 2009
Local: Campus da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Assis - SP
:

APRESENTAÇÃO

O Seminário Nacional de Literatura, História e Memória é uma das atividades do grupo de pesquisa “Confluências da ficção, história e memória na literatura”, da Unioeste/Cascavel-PR, vinculado ao Programa de pós-graduação stricto sensu – Mestrado em letras : Linguagem e Sociedade. O grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, desde a sua criação em 2007. Fazem parte deste grupo pesquisadores da graduação e da pós-graduação da Unioeste/Cascavel e outras IES, alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras. Na sua IX edição, em 2009, o evento torna-se interinstitucional, congregando o III Simpósio Gênero Híbridos da Modernidade: Literatura no cinema – atividade anual do grupo de pesquisa “Narrativas Estrangeiras Modernas: Gêneros Híbridos da Modernidade”, da UNESP/Assis-SP, que será a anfitriã do evento este ano.

SIMPÓSIOS:

1. LITERATURA, CINEMA E OUTRAS ARTES
COORDENADOR: Drº. Antonio Roberto Esteves – UNESP/Assis

2. LITERATURA E CINEMA: RELEITURAS DA HISTÓRIA
COORDENADORA: Drª. Maria Lídia Lichtscheidl Maretti – UNESP/Assis

3. LITERATURA E CINEMA: MEMÓRIAS DA GUERRA
COORDENADORA: Drª. Cátia Inês Negrão Berlini de Andrade – UNESP/Assis

4. LITERATURA E CINEMA: ESTUDOS DE GÊNERO
COORDENADORA: Drª. Cleide Antonia Rapucci – UNESP/Assis


5. LITERATURA E CINEMA: INTERTEXTUALIDADES
COORDENADORA: Drª. Ana Maria Carlos – UNESP/Assis

6.LITERATURA, CINEMA E ALTERIDADE
COORDENADORA: Drª. Neide Hissae Nagae

7. O UNIVERSO LITERÁRIO HISPANO-AMERICANO E O CINEMA
COORDENADOR: Drº. G. Francisco Fleck – UNIOESTE/Cascavel

8. CLÁSSICOS DA LITERATURA E DO CINEMA
COORDENADORA: Drª. Lourdes Kaminski Alves – UNIOESTE/Cascavel

9. LITERATURA, CINEMA E IMAGENS
COORDENADOR: Drº. Acir Dias da Silva

10. LEITURAS FÍLMICAS DA LITERATURA BRASILEIRA: NOVAS LINGUAGENS NA SALA DE AULA
COORDENADOR: Wagner de Souza

MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE O SITE:
http://www.unioeste.br/eventos/ixseminariolhm/