sábado, 23 de abril de 2011

Sites de Escritores

A Internet configura-se, atualmente, como uma importante ferramenta para pessoas compromissadas com a educação. Com as transformações tecnológicas, a Literatura trabalha hoje com duas formas de leitura: a clássica e a virtual. A rede telemática internacional instaurou uma revolução, provocando transformações em todos os setores, incluindo, de modo especial, nas formas de aquisição do saber.

Diante dessa biblioteca universal que pode ser acessada de qualquer lugar e onde se encontra uma infinitude de textos, torna-se necessário desenvolver novas metodologias para o ensino de leitura de textos literários.

O professor é peça fundamental nessa engrenagem porque é ele o mediador entre tais textos literários e as representações simbólicas que permeiam a aprendizagem. É fundamental que haja uma redefinição do seu papel. Não se pode mais considerá-lo mero transmissor de conhecimentos. A rede mundial de computadores alterou tal processo. É preciso transferir para o estudante a responsabilidade da construção de seu próprio conhecimento, mas a orientação do professor não deve ser desconsiderada.

O ciberespaço, por configurar-se como possibilidade de infinitas pesquisas, precisa ser visto como um grande aliado. A WEB disponibiliza incontáveis sites de escritores, tanto daqueles consagrados pela tradição quanto por autores que iniciam sua atividade literária. Tais sites oferecem inúmeros subsídios para a ampliação de conhecimentos.

Os sites dedicados à literatura apresentam materiais extremamente variados, que vão desde biografias de autores até textos completos, incluindo fóruns de discussão (que favorecem a intercomunicação entre professores e alunos) e concorrem para a efetivação do processo de ensino/aprendizado. O objetivo final consiste na formação do leitor autônomo.

Eis algumas dessas fontes:

http://www.jkrowling.com/ - site oficial da autora da série de sucesso Harry Potter.

http://www.carpinejar.com.br/ - site do poeta Fabricio Carpinejar.

http://www.dominiopublico.gov.br/- site no qual são encontrados textos completos de escritores nacionais e internacionais.

http://www.brasiliana.usp.br/bbd - site da Universidade de São Paulo (USP) com várias edições (raras) de autores importantes.

http://www.releituras.com/ - Site de divulgação dos melhores textos de escritores. Disponibiliza resumos biográficos e bibliográficos de escritores brasileiros, cinemateca, vestibulares...

http://www.miniweb.com.br/ - Site que oferece cerca de 150 links, nos quais o internauta pode encontrar os mais variados tipos de páginas com informações diversas sobre Literatura nacional e internacional.

http://educacao.uol.com.br/literatura/ - Site que oferece ao internauta a possibilidade de ler alguns artigos e de encontrar testes sobre literatura.

Aproveitem as indicações, façam sugestões nos comentários e boa leitura para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário