quarta-feira, 10 de junho de 2009

Revistas literárias on-line

A lista de revistas eletrônicas abaixo foi organizada por Ademir Demarchi (ao lado) e retirada de seu artigo "Literatura e editoração: o perfil das revistas literárias na atualidade", apresentado em mesa-redonda durante o II Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação) e entregue para publicação no livro (ainda em editoração) Linguagens em interação I - temas literários, que será lançado ainda este ano. Nessas revistas há também links para outras também interessantes. Boa leitura!

Sibila - http://www.sibila.com.br/ – Editor: Régis Bonvicino.

Confraria do Vento - http://www.confrariadovento.com/ - Editores: Márcio-André, Ronaldo Ferrito e Victor Paes – 23 edições eletrônicas e uma impressa .

Critério - http://www.revista.criterio.nom.br/ – Editor: Marcelo Chagas – 9 edições.

Zunái - http://www.revistazunai.com.br/ - Editores: Cláudio Daniel – Rodrigo de Souza Leão – 15 edições (2005-8).

Germina - http://www.germinaliteratura.com.br/index1.htm - 27a edição 2008 (desde 2003).

Agulha - revista de cultura - Fortaleza-São Paulo - http://www.revista.agulha.nom.br/ – Editores: Floriano Martins e Cláudio Willer - floriano@secrel.com.br.

Web Livros - http://www.weblivros.com.br/ - Editor: Reynaldo Damazio - rdamazio@uol.com.br.

Tanto - http://www.tanto.com.br/ - Editor: Luiz Edmundo Alves - tanto@tanto.com.br.

Corsário - http://www.corsario.art.br/index.php.

Máquina do Mundo – Editor Charles Kiefer – Porto Alegre – 6 edições on line em 2005 - http://www.bestiario.com.br/maquinadomundo/especial.htm.

Bestiário – revista de contos - http://www.bestiario.com.br/26.html - inicio 2004 - 26.ª edição janeiro 2007. Editores: Roberto Schmitt-Prym, Charles Kiefer.

Revista Etc - http://www.revistaetcetera.com.br/ - início 2001 – edição 22 (atual 2008). Editor Sandro Saraiva.

Portal Literal - http://portalliteral.terra.com.br/ - 6 anos no ar. Curadoria: Heloísa Buarque de Hollanda. Atua como comunidade on line que produz e debate cultura em ambiente colaborativo conjugando ferramentas da chamada Web 2.0, permitindo aos usuários construir coletivamente seu conteúdo.

2 comentários:

  1. Laura Lopes de Paiva disse...

    Olá!
    Selecionamos as Revistas: Sibila, muito boa para o trabalho com a poesia, de fácil navegação e com um desing atrativo. Infelizmente, a Critério possui um nome sugestivo, porém sem acesso. Já Germina e Bestiário são excelentes para o trabalho com Contos, possuem uma diversidade de contos, principalmente os clássicos da literatura. Em especial a Germina, possui um ambiente virtual com várias ferramentas que podemos utilizar como instrumentos de aprendizagem, isto é, uma infinidade de alternativas, cabe a nós, explorar o ambiente e descobrir o que podemos fazer nele. Parabéns por mais este trabalho!

    Professoras do Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes: Isete Aparecida Ribeiro de Oliveira, Laura Lopes de Paiva, Lucimary Bateloque Gomes e Zuleide Mafra Ceribelli

    ResponderExcluir