quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Esclarecimentos e Atividades

Olá a todos!

É com muita alegria que constatamos como foram proveitosos nossos encontros. Isso apenas reforça nossa certeza de que as próximas oficinas serão igualmente enriquecedoras. Parabéns para todos nós!

Gostaríamos de lembrar que nosso curso continua aqui, em nosso blog, com a discussão por meio dos comentários em cada uma das postagens relacionadas com o curso. As postagens são:

- Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Cibercultura
- Cibercultura e Formação de Professores
- O que é um blog
- O blog como ferramenta de ensino – problemas e proposições
- O blog como ferramenta de ensino – duas experiências na UEM
- O blog como espaço de mediação de leitura

Lembrem-se: nossas discussões com esse fim específico seguirão até a próxima segunda-feira, dia 11 de outubro. Esperamos vocês por aqui!

20 comentários:

  1. Como vcs devem ter percebido, o uso do ciberespaço para alguns professores ainda é difícil, pois não temos o costume de transitar por este espaço que deve ser incluído em nossas aulas para que ela se torne mais atraente para nossos alunos. A criação de um blog pode ajudar a conquistar nosso aluno.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roseli,

    Você está coberta de razão. Trata-se de um processo no qual o professor deve buscar entrar nesse aspecto específico da vida cultural e seus alunos sem preconceitos e, por outro lado, sem perder de vista o rigor e suas metas. Apesar das dificuldades iniciais (normais), temos aqui uma importante ferramenta de ensino.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Fiz parte da turma do dia 21/09 sobre leitura e escrita em blogs. Confesso que não estou familiriazada com essa nova tecnologia, mas estou receptiva para essenovo conhecimento, e fazer dessa ferramenta como instrumento de meu trabalho. Nossos alunos já estão íntimos da tecnologia e cabe a nós professores fazer uso das mesmas para tornar nossas aulas mais interessantes e criativas. Com certeza será de muita valia esse novo conhecimento e um desafio navegar e descobrir o grande potencial desse trabalho. estou aguardando a nova etapa do curso.
    Abraço
    Roseni

    ResponderExcluir
  4. Aparecida França Bukowski
    Fiz parte da turma do dia 28/09/2010 sobre leitura e escrita em blogs. Gostei tanto do curso que pretendo se possível mudar o meu projeto do PDE, que é EaD e Tecnologias na Escola.

    ResponderExcluir
  5. Participei hoje da segunda turma. Parabenizo pelos conteúdos apresentados, destacando o uso do blog como mais uma ferramenta de ensino. Percebi que, como eu, muitos participantes ainda estão muito aquém em conhecimentos de informática. Daí a sugestão da necessidade fundanetal de práticas para a definitiva fixação dos conteudos teóricos apresentados...Daí a formação de grupos em número adequado para uso dos computadores dos laboratóros.
    Lumena (Vou corrigir o perfil Google)

    ResponderExcluir
  6. Participei da turma do dia 28 e gostei dos conteúdos apresentados. Já havia navegado por Blogs, mas ainda não tinha refletido sobre os Blogs especificamente como instrumento de educação. Achei muitíssimo interessante. Estou afastada da sala de aula fazendo o PDE, mas quando retornar vou aprofundar meus conhecimentos e pretendo utilizar os Blogs nas minhas aulas. Parabéns aos professores que expuseram os conteúdos, principalmente a Tania,o Marcio e a Alice.

    ResponderExcluir
  7. Adorei participar do curso de blog no dia 28 de setembro. Foi muito bom conhecer essa metodologia, pois acredito que com a utilização de um blog, as aulas podem se tornar muito mais agradáveis e o ensino-aprendizagem será melhor. A realidade dos alunos é a tecnologia, porém para nós professores ela é bastante cruel, pois sentimos uma dificuldade enorme diante de tantas mudanças que ocorrem ao mesmo tempo.A minha geração precisa estudar cada vez mais para que consiga lidar com todas as novidades. A partir do curso que fizemos, pude conhecer um pouco mais do mundo em que vivem os jovens de hoje. O blog é uma forma de estarmos mais perto dos nossos alunos. Afinal, o uso da tecnologia na educação é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Participei do curso de blog no dia 21/09 e gostei muito. Acredito que a escola deve atualizar-se das tecnologias que fazem sucesso junto aos jovens. Para isso, nós os professores devemos estar sempre nos atualizando também. Parabéns, o curso foi excelente!
    Um grande abraço.
    Maria Salete.

    ResponderExcluir
  9. Sabemos que a tecnologia está à nossa disposição ...pena que ainda não possuimos subsídios teóricos, práticos e "habilidades" suficientes para utilizá-la.Necessitamos urgente de atualização.(help!!!).Vocês começaram...lamentamos a falta de prática..
    Carmem

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Registro meus parabéns à equipe ministrante do curso: Márcio, Marciano, Tânia e Rosa

    Foi muito bom rever vocês, professores da UEM e também muitos colegas de nosso dia-a-dia escolar, interagir e partilhar experiências.

    Recomendo o curso a todos educadores por apresentar uma proposta de interação através da utilização dos recursos das novas tecnologias. Principalmente pelo passo a passo metodológico que muito facilita para o professor que ainda não possui habilidade com este recurso.

    Todavia os recursos disponíveis nas escolas públicas ainda sejam escassos, o novo caminho está aberto, precisamos enfrentar os obstáculos e inovar nossa prática.

    Obrigada pelo carinho e atenção.

    Beijos,

    Laura Lopes de Paiva

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Parabéns à equipe ministrante do curso.

    Concordo com a Colega Laura quando diz que os recuros nas escolas públicas são escassos, mas é necessário inovar.
    Abraços,

    Rosi Biadola Silva

    ResponderExcluir
  12. Olá. Participei do curso no dia 05 de outubro, gostei muito.Os professores que ministraram as palestras foram muito competentes e encantadores.
    Parabéns à equipe toda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Participei de pessoal do dia 5/10. Estou no meu 22ª ano de sala de aula. Por isso, tenho certeza que este será um ano muito válido para mim. Um ano que lerei mais, participarei de cursos, escreverei mais, ganhando com estas experiências. Afinal, estou aqui, num ambiente todo diferente para mim, conhecendo coisas novos e crescendo. Abraços.
    Profª Eliara Sant'Ana Parro

    ResponderExcluir
  14. Olá, colegas participei da turma 3 de Leitura e Escrita em Blog, no dia 05/10/2010, gostei muito, pra mim e uma ferramenta de trabalho nova, espero dar conta do recado.
    Abraço.
    Prof.° Ademir Carlos Ziolli

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente gostaria de dizer que meu nome estava na turma 2, mas participei do curso na turma 3.

    Acredito que o curso foi muito importante, apesar dos nossos recursos na escola pública serem escassos. Mas,nossas atualizações nesses cursos são fundamentais, pois é assim que ampliamos nossos conhecimentos e podemos dar mais bagagens aos nossos alunos tornando nossas aula mais dinâmicas e atraentes.
    Um grande abraço.
    Maiza Gonçalves Borgato

    ResponderExcluir
  16. Olá, foi com muito prazer que realizei esse curso e achei que ele trouxe um despertar aos profissionais da educação para inovar suas ferramentas de ensino, proporcionando aos educandos aulas interativas e dinâmicas.Conheço pessoas que não frequentam uma escola e possuem blogs criativos e muito bem escritos, daí a necessidade de inserir esse proceso de ler e escrever também nos bancos escolares.
    Abraços
    Nilza Pereira Crepaldi

    ResponderExcluir
  17. Olá Marciano!
    Considero muito importante a sua iniciativa de fazer com os alunos interajam sobre literatura através dos blogs. Bom trabalho!
    Rosângela MAchado

    ResponderExcluir
  18. As novas tecnologias de informação e comunicação são veículos poderosos que devem ser usados pelo professor como instrumento de aprendizagem. E o Blog por ser uma ferramenta de comunicação em tempo real, torna-se mais um recurso com possibilidades específicas e dinâmicas que favorecem interação, intercâmbio, debates e motivam os jovens à leitura e escrita.
    Caberá, portanto, ao professor mediar através da criação do trabalho com blogs em sala de aula, instrumentalizá-lo como ambiente de mediação entre leitores e textos diversos.

    Elenice Abreu Casavechia

    ResponderExcluir
  19. Olá Elenice!

    concordo com você quando diz que as novas tecnologias de informação e comunicação são veículos que nós professores devemos lançar mão como instrumentos de aprendizagem.Porém, ainda encontro algumas dificuldades quanto a utilização dos blogs em sala de aula.Mas nada que não possa ser resolvido com muitas tentativas e planejamento!
    E após este curso as dúvidas foram sanadas.
    Abraços,

    Gilda Mariano

    ResponderExcluir
  20. Olá Marciano e equipe!

    Gostei muito de ter participado do Curso sobre Literatura, Leitura e Escrita de Blogs, que vocês ministraram. Ele nos forneceu os conhecimentos necessários quanto a utilização do mesmo em sala de aula. Estou fazendo o PDE, e pretendo quando retornar para sala de aula introduzir o ensino através dos blogs como uma ferramenta a mais de aprendizagem!

    Abraços a todos,
    Gilda Mariano

    ResponderExcluir