Na maioria das vezes o que se observa é a utilização do computador como pretexto para o ensino do manuseio do equipamento, para a digitação de textos, substituindo assim a máquina de escrever, e a utilização de programas de apresentação de slides. Atividades que nas palavras de Coscarelli “podem transformar o computador em um lindo quadro que não é mais de giz nem é negro, mas que vai funcionar em sala de aula da mesma forma que as tão conhecidas lousas, que servem de suporte para o professor apresentar todo o saber” (2007: 26). (GUIMARÃES, 2008, p. 715).
Podemos concluir que os professores se utilizam das tecnologias disponíveis, e no escopo deste trabalho o computador e a internet, apenas para suas necessidades básicas. O computador é utilizado para a reprodução de materiais, uma junção de mimeógrafo e máquina de escrever. A internet é utilizada para obtenção de informação geral e “elaboração” de materiais. Impera entre os professores a visão da internet como a virtualização da enciclopédia, sem qualquer vinculação com a possibilidade de seu uso para o aperfeiçoamento profissional.
O que se percebe no diálogo com os professores é que embora reconheçam as varias possibilidades apresentadas pela internet no campo dos estudos literários, eles não vêem essas possibilidades como algo passível de realização. (GUIMARÃES, 2008, p. 718).
A aquisição da informação, dos dados, dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Dessa forma, o papel do professor passará para o de orientador e facilitador do conhecimento. (MORAN, 2007)
Podemos concluir que os professores se utilizam das tecnologias disponíveis, e no escopo deste trabalho o computador e a internet, apenas para suas necessidades básicas. O computador é utilizado para a reprodução de materiais, uma junção de mimeógrafo e máquina de escrever. A internet é utilizada para obtenção de informação geral e “elaboração” de materiais. Impera entre os professores a visão da internet como a virtualização da enciclopédia, sem qualquer vinculação com a possibilidade de seu uso para o aperfeiçoamento profissional.
O que se percebe no diálogo com os professores é que embora reconheçam as varias possibilidades apresentadas pela internet no campo dos estudos literários, eles não vêem essas possibilidades como algo passível de realização. (GUIMARÃES, 2008, p. 718).
A aquisição da informação, dos dados, dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Dessa forma, o papel do professor passará para o de orientador e facilitador do conhecimento. (MORAN, 2007)
As utilizações potenciais dos blogs como recurso e como estratégia pedagógica são muito diversificadas e sobre elas faremos de seguida algumas considerações. Embora a distinção entre os blogs enquanto “recurso pedagógico” e os blogs enquanto “estratégia pedagógica” nem sempre seja clara e, frequentemente, seja de natureza algo arbitrária, vamos adoptá-la para efeitos de sistematização da nossa exposição. Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser:
.....a) Um espaço de acesso a informação especializada.
.....b) Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.
Enquanto “estratégia pedagógica” os blogs podem assumir a forma de:
.....a) Um portfólio digital.
.....b) Um espaço de intercâmbio e colaboração.
.....c) Um espaço de debate – role playing.
.....d) Um espaço de integração.
(GOMES, 2005, p. 312-313)
A utilização do Blog como ferramenta pedagógica [Oficina do Blog 2006] pode trazer diversos benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os benefícios podem ser citados: a motivação (acompanhar a atualização da página todos os dias para ver se existem novidades), o trabalho em equipe (grupos trabalhando juntos para a elaboração de um Blog comum), o incentivo à pesquisa (a busca de conteúdos (novas informações, textos) em outras fontes para enriquecer o Blog), o desenvolvimento da criatividade (personalização do Blog: com links, ilustrações, etc.), a sensação de competitividade (os endereços dos Blogs de todos os grupos da turma ficam disponíveis), dentre outros.
Como um método de aprendizagem, o Blog ainda é considerado uma novidade na prática de ensino, porém aos poucos está ganhando espaço por ser uma técnica gratuita, de simples utilização e grande atrativo para o público infanto-juvenil. É um método classificado como simples pelo fato de que o usuário não precisa saber alguma linguagem de programação para criar seu próprio Blog, portanto os professores que ministram quaisquer disciplinas da grade curricular da escola podem facilmente manuseá-lo e, assim, preparar algumas aulas diferenciadas para apresentar seus conteúdos. Além disso, pode ser um novo canal de comunicação para a educação, incentivando o convívio e a aprendizagem de novas tecnologias. (BRUSAMARELO et alli., 2006, p. 347)
VEJA NESTE BLOG:
O uso de blogs no ensino de literatura e redação
9 Set 2009
.....b) Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.
Enquanto “estratégia pedagógica” os blogs podem assumir a forma de:
.....a) Um portfólio digital.
.....b) Um espaço de intercâmbio e colaboração.
.....c) Um espaço de debate – role playing.
.....d) Um espaço de integração.
(GOMES, 2005, p. 312-313)
A utilização do Blog como ferramenta pedagógica [Oficina do Blog 2006] pode trazer diversos benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os benefícios podem ser citados: a motivação (acompanhar a atualização da página todos os dias para ver se existem novidades), o trabalho em equipe (grupos trabalhando juntos para a elaboração de um Blog comum), o incentivo à pesquisa (a busca de conteúdos (novas informações, textos) em outras fontes para enriquecer o Blog), o desenvolvimento da criatividade (personalização do Blog: com links, ilustrações, etc.), a sensação de competitividade (os endereços dos Blogs de todos os grupos da turma ficam disponíveis), dentre outros.
Como um método de aprendizagem, o Blog ainda é considerado uma novidade na prática de ensino, porém aos poucos está ganhando espaço por ser uma técnica gratuita, de simples utilização e grande atrativo para o público infanto-juvenil. É um método classificado como simples pelo fato de que o usuário não precisa saber alguma linguagem de programação para criar seu próprio Blog, portanto os professores que ministram quaisquer disciplinas da grade curricular da escola podem facilmente manuseá-lo e, assim, preparar algumas aulas diferenciadas para apresentar seus conteúdos. Além disso, pode ser um novo canal de comunicação para a educação, incentivando o convívio e a aprendizagem de novas tecnologias. (BRUSAMARELO et alli., 2006, p. 347)
VEJA NESTE BLOG:
O uso de blogs no ensino de literatura e redação
9 Set 2009
O ciberespaço com sua organização em rede, que permite os enlaces intra e extratextuais que caracterizam o hipertexto, potencializa o desejo de um ensino interativo e dialógico capaz ...
Duas experiências com blogs no ensino de literatura brasileira
14 Set 2009
O trabalho com blogs feitos coletivamente pelos alunos ou em conjunto com o professor pode ser uma experiência muito gratificante. Para colocar em prática as leituras e reflexões que venho fazendo, faz duas semanas que iniciei com os ...
REFERÊNCIAS
BRUSAMARELO et al. A Utilização do Blog como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem para o Ensino Médio na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga. In: Anais do XXVI Congresso da SBC. Campo Grande/MS, 2006, p. 345–348. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/920/906 - acesso em 8/9/2010.
COSCARELLI, Carla V. Alfabetização e letramento digital. COSCARELLI, Carla V. e RIBEIRO, Ana E. (org). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2007. p. 25-40.
GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria/Portugal, Novembro, 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. - Acesso em 10 de agosto de 2009.
GOMES, Maria João; LOPES, António Marcelino. Blogues escolares: quando, como e por quê? Disponível em:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf. - Acesso em 10 de agosto de 2009.
GUIMARÃES, José Ferreira. Internet e ensino de literatura: o que pensam os professores? In: II Conali. Anais. Maringá/PR:UEM. 2008. p. 714-719. (CD-Room)
MORAN, José M. Modificar a forma de ensinar. In: A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007. p. 30-32.
14 Set 2009
O trabalho com blogs feitos coletivamente pelos alunos ou em conjunto com o professor pode ser uma experiência muito gratificante. Para colocar em prática as leituras e reflexões que venho fazendo, faz duas semanas que iniciei com os ...
REFERÊNCIAS
BRUSAMARELO et al. A Utilização do Blog como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem para o Ensino Médio na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga. In: Anais do XXVI Congresso da SBC. Campo Grande/MS, 2006, p. 345–348. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/920/906 - acesso em 8/9/2010.
COSCARELLI, Carla V. Alfabetização e letramento digital. COSCARELLI, Carla V. e RIBEIRO, Ana E. (org). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2007. p. 25-40.
GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria/Portugal, Novembro, 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. - Acesso em 10 de agosto de 2009.
GOMES, Maria João; LOPES, António Marcelino. Blogues escolares: quando, como e por quê? Disponível em:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf. - Acesso em 10 de agosto de 2009.
GUIMARÃES, José Ferreira. Internet e ensino de literatura: o que pensam os professores? In: II Conali. Anais. Maringá/PR:UEM. 2008. p. 714-719. (CD-Room)
MORAN, José M. Modificar a forma de ensinar. In: A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007. p. 30-32.
Adorei o curso. É um assunto que me interessa muito. Estou fazendo uma Especialização a distância pela UFPR - Mídias Integradas na Educação, e vimos 'levemente' (pelo menos até agora) na disciplina 'Uso pedagógico das ferramentas de interatividade' sobre o uso de blog.
ResponderExcluirContagiante... despertada, porém tenho dificuldades, até mesmo para postar... realmente INICIANTE.
ResponderExcluirOba!!!!!!! Deu certo... Prof. Marciano, sua fala e experiência foram frutíferas, semearam ideias... A escola em que trabalho é bastante singular e, creio, permite desafios como o projeto que desenvolveu, em maior amplitude, talvez. Só preciso de mais informações?capacitação... Gostei!
ResponderExcluirCara Olésia, fico contente em saber que o curso e minha prática foram frutíferos. No início do trabalho com blogs sofre-se um pouco (ao menos nós que não somos desta geração cibernética), mas a cada descoberta temos novas alegrias e, com o tempo, blogar torna-se uma nova brincadeira. Em suma: blogar - mesmo que seja com fins educativos e/ou profissionais - torna-se um prazer, o computador vira um novo brinquedo e nós nos tornamos novamente crianças...
ResponderExcluirFoi interessante o relato de uma experiência concreta. Gostei das regras colocadas para os alunos para o funcionamento do blog educativo.
ResponderExcluirA partir do curso "Leitura e escrita em blogs" comecei a pensar que não preciso ser uma analfabeta em redes sociais como era até então. Valeu muito. Os textos do blog são para meditar e acreditar que "podemos" basta querer bastante!Bjos
ResponderExcluirÉ interessante trabalhar com blog, porém, é preciso ter um pouco de prática. Eu confesso que tenho dificuldades, mas gosto muito e tenho boa vontade. Também adorei o curso
ResponderExcluirGostei muito do curso. A ideia de criar um blog como ferramenta pedagógica é bastante interessante, pois atrai e motiva os estudantes.
ResponderExcluirRealmente, muitas vezes o computador e a internet são utilizados apenas para reprodução de materiais pelos professores, embora reconheçam as várias possibilidades ofertadas, o receio de lidar com o desconhecido faz com que muitos não se aventurem para o novo.
ResponderExcluirAbraços:
Izabel Reino
LUCIMARA disse...
ResponderExcluirOs recursos didáticos possibilitado pelas novas tecnologias ao ensino aumentam as formas de comunicação e interação. E os BLOGS, pelo que aprendi no curso "Leitura e escrita em blogs", certamente, podem contribuir neste sentido.
O impacto das novas tecnologias na vida cotidiana e na sociedade é cada vez mais evidente e só passa hoje despercebido para aqueles que tentam fugir aos temores do desconhecido desta nova aventura. Mas mesmo entre os que reconhecem a sua importância, em geral sua observação se restringe mais às características quantitativas (o número de pessoas e máquinas envolvidas, a ampliação da abrangência de suas atividades, seu caráter global, os valores econômicos envolvidos, etc.)do que as características e dinâmicas específicas que estas novas tecnologias implementam ao nível de nosso processo cognitivo e da própria prática educativa.
Os recursos tecnológicos atuais, entre eles a Internet, desencadearam novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. Assim, o processo educativo pressupõe uma nova forma de possibilitar a construção e a elaboração do conhecimento diferente do tradicional, a partir de características específicas das novas tecnologias.
Agora poderia dizer que já tenho corager para dar início a um projeto que estava guardado: Vou criar un blog junto com alunos e buscarei incentivar cada um deles a participar de maneira ativa. Parabéns pela iniciativa do curso.
ResponderExcluirInteressante esse novo recurso pedagógico, o blog, como um novo canal para educação. Espero que realmente esse novo canal ajude os alunos a despertarem um maior interesse pela aprendizagem. Abraço - Eliane Marina Tirapelle Brasil
ResponderExcluirREALMENTE, NA MAIORIA DAS VEZES O PROFESSOR UTILIZA AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA PROPOR REPETIDAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA,ASSIM ACHEI MUITO BOM O CURSO REALIZADO NO DIA 21/09, POIS OS PROFESSORES PUDERAM VER NOVAS POSSIBILIDADES DE USO DO BLOG PARA PROMOVER A LEITURA E A ESCRITA EM UMA ABORDAGEM DIFERENTE.PARABÉNS PELA INICIATIVA.PROF. LUCIMARY
ResponderExcluirO avançotecnológico sempre se refletiu de alguma forma no contexto educacional gerando no professor angústia, pois ele sabe que é necessário incorporá-los a sua prática pedagógica. Penso que este sentimento é positivo uma vez que traduz a inquietação de todo educador. Sim, porque um educador é sempre um ser que busca algo novo, melhor, mais apropriado e atual para chegar ao seu objetivo, levar conhecimento ao seu aluno, fazê-lo desenvolver-se intelectualmente e por que não como pessoa.
ResponderExcluirO ciberespaço está aí, faz parte da realidade dos jovens que frequentam a escola e assim o professor se vê mais uma vez desafiado a utilizar no desenvolvimento do seu trabalho as ferramentas que ele oferece. O blog é uma delas. Para o professor de língua portuguesa, sempre tão preocupado com esta juventude que não lê, ( Não lê? ) penso que esta ferramenta se apresenta não só como forma de leitura, mas também de produção.
O grande desafio do professor é o de transformar a experiência de leitura e escrita que este jovem tem no ciberespaço em um ato mais crítico e elaborado. Aí me lembro que este desafio é antigo.
No ciberespaço tudo se dá de forma mais rápida e para nós professores às vezes fica difícil acompanhar e incorporar todas estas mudanças. Ainda temos que considerar que se para o professor tudo isto é novidade, para o aluno é parte do cotidiano. Então vejo que é uma realidade complexa esta, o que evidencia ainda mais a necessidade de nós educadores nos atualizarmos e buscarmos a compreensão destas transformações pelas quais estamos passando. Só assim poderemos lidar com elas de modo mais tranqüilo e trazê-las para a nossa prática pedagógica.
Gostaria de reforçar o que outras colegas colocaram em suas postagens, é muito bom ver que a universidade já se preocupa em trazer para formação do professor o uso das novas tecnologias. Mais importante ainda são ações como a do professor Marciano, que sai da teoria e vai para a prática. Aos que estão se formando como professores não é apenas importante ter disciplinas que os coloque a par das novas tecnologias e do seu possível uso pedagógico, mas também viver esta experiência como aluno. E para nós que já estamos atuando é muito bom chegar em um curso de formação e ouvir que e professor além de pesquisar e estudar sobre, vivencia a sua pesquisa em sua prática pedagógica.
Parabéns ao grupo pelo trabalho!
Professora Valéria
Blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimento, por isso se torna uma importante ferramenta que pode ser explorada. Assim, projetos como o que vocês nos proporcionaram é de suma importância. Parabéns.
ResponderExcluirOlá a todos!
ResponderExcluirApenas para reforçar o que já foi exposto no dia do nosso curso, bem como aqui em nossos comentários, a experiência do professor Marciano foi de fundamental importância para que tivéssemos uma ideia, na prática, dos desafios e possibilidades que a utilização de blogs como ferramenta de ensino oferece a cada um de nós. Nesse sentido, destacar os pontos de dificuldade foi algo extremamente valioso, uma vez que nos permite, em certa medida, antecipar certos problemas e elaborar as melhores estratégias para contorná-lo.
Grande abraço!
Novamente, olá a todos!
ResponderExcluirUm dado interessante que merece ser destacado é a quantidade de comentários que, embora reconheçam as dificuldades inerentes ao contexto ciberespacial - sobretudo no caso daqueles que não estão tão familiarizados com o mesmo -, não cogitam a hipótese de permitir que isso seja um impedimento para a utilização do recurso.Além disso, comentários como o da Valéria mostram como já estamos, em certa medida, amadurecendo nossas ideias para uma exploração mais eficiente do mundo que a internet abre para cada um de nós.
Grande abraço!
Acredito que o uso de blogs como um recurso pedagógico é algo que veio para auxiliar, inovar o trabalho do professor e aos poucos cativar os alunos a fazer uso desse recurso. Necessitamos de informações, cursos que despertem em nós o desejo de utilizar essa ferramenta para que bons resultados sejam alcançados nesse processo de ensino-aprendizagem. Parabéns pela iniciativa deste curso.
ResponderExcluirAs informações obtidas no curso foram muito preciosas, agora estou mais segura para iniciar o trabalho com essa ferramenta, ainda preciso me familiarizar mais quanto ao uso na escola, mas tenho certeza que este espaço de interação poderá me ajudar muito. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirÉ, os professores, na maioria das vezes, utilizam os recursos tecnológicos,apenas, para atender as necessidades básicas como digitação , pesquisa,etc.Mas acho que isso está mudando, pois os professores, pelo menos, muitos que conheço, já estão fazendo cursos, procurando informações e trocando experiências para tentar mudar sua prática pedagógica e incluir os novos recursos disponililizados pela internet.
ResponderExcluirO trabalho com escrita e leitura através de um blog é novidade dentro do nosso contexto escolar e se apresenta como uma nova metodologia para encaminhar a difícil tarefa que é mediar a escrita e a leitura na sala de aula. As novidades tecnológicas estão aí, disponíveis precisamos conhecê-las melhor e utilizá-las se quisermos obter melhores resultados.
ResponderExcluirDevemos estar atentos para não cometermos o erro de achar que sabemos utilizar o ciberespaço só por pedirmos pesquisas, trabalhos digitados ou expormos nossa aulas utilizando dessas ferramentas tecnológicas. Infelizmente tenho observado essa prática em alguns colegas, mas também tenho visto o interesse de muitos educadores em conhecer, aprimorar, planejar e utilizar os recursos virtuais em suas aulas. O trabalho com o blog é tudo de bom, se você souber como desenvolvê-lo.
ResponderExcluirAs informações que obtivemos no curso foram muito valiosas, com certeza será um passo para o início do trabalho com blogs, preciso me familiarizar e me sentir mais segura.Acredito que conseguirei.Valeu a iniciativa.
ResponderExcluirGostei muito do recurso tecnológico (blog) para fazer a interação com os alunos ,pois é um instrumento de comunicação,compartilha as idéias despertando o interesse para a aprendizagem.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirComo o professor Marcio falou, as aulas em que se baseiam só para usar o computador como um instrumento mais bonito que o slide e o retroprojetor, não tem uma real utilização para o computador. Após ocurso do dia 28, descobri que o que estava fazendo não passava de uma ilusão de utilização de cibercultura, pois o computador passamuito além do que poderiamos imaginar. Obrigado a todos.
Olá a todos!
ResponderExcluirSeria interessante ressaltar duas falas: a da professora Rosilene e da professora Viviane. Em ambos os casos, o que fica evidente é que não basta ligar o computador para acharmos que estamos explorando suas possibilidades. Não basta montar um gráfico bacana com o programa adequado, nem fazer uma pesquisa mais eficiente colocando termos no Google entre aspas. É preciso explorar aquilo que só se torna possível por meio desse recurso específico. O aspecto interacional é um dos pontos a serem explorados com mais carinho, mas não é o único.
Grande abraço!
Interessante que a internet tem revolucionado nossa vida no cotidiano. Cada vez mais resolvemos nossos problemas conectados. Já na Educação, ainda colocamos dificuldades para a mudança.
ResponderExcluirAmei o curso, ele nos mostrou que é possível a utilização das tecnologias na escola sem perdermos a qualidade do ensino.Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças com equilíbrio e maturidade.
Obrigada, um abraço a todos!
A mudança é difícil, mas necessária. Preciso de informações e tempo para trabalhar com o blog na sala de aula.
ResponderExcluirOlá pessoal!
ResponderExcluirEntre tantas ferramentas à disposição do educador, o blog é uma, acredito que o professor, de posse de um plano de trabalho bem articulado e com bastante perseverança será bem sucedido.
Bom trabalho a todos!
Beijos,
Laura
A má utilização das tecnologias educacionais no cotidiano escolar tem sido uma prática constante entre os professores, muitas vezes por não saber a utilização correta dessas ferramnetas educacionais. Após o curso do dia 05/10/2010 aprendi que o blog pode ser utilizado como estratégia pedagógica, sendo um espaço de partilha onde o aluno é convidado a participar.
ResponderExcluirAbraços.
Diante do grande avanço tecnológico, já podemos sentir que nosso papel com educadores terá que sofrer mudanças significativas, pois a aquisição de informações,dos dados,dependerá cada vez menos do professor,o que concordamos com a fala do texto.Cabe ao professor buscar inovações e intervir na interpretação,relacionamento e contextualização desenvolvendo um novo papel na educação.
ResponderExcluirAgora percebo que o blog pode sim ser uma ótima ferramenta de estudos, já que anteriormente nem sabia como o uso dessa tecnologia poderia ser usada para melhorar minhas aulas. Tenho ainda muitas dúvidas a respeito desse novo meio, mas pretendo superá-las à medida que eu for utilizando-o.
ResponderExcluirA várias possibilidades do uso correto do computador e da internet e não apenas usa-ló como uma ferramenta que fornece dados e informações e materiais prontos. Cabe ao professor direcionar o uso racional dessa tecnologia virtual. O papel do professor diante desse processo educativo e de mediar o uso de um bom programa, como por exemplo Blogs e suas múltiplas funções. Optar por um objeto de estudo e ajudar o aluno a interpretar os fatos e a relacioná-lo e contextualizá-lo com o seu meio. Dessa forma o professor deixa de ser apenas um repassador de contéudos e torna-se orientador e facilitador do conhecimento.
ResponderExcluirPeço aos colegas que me desculpem, a postagem com o endereço "espacialidade@blogspot.com",foi sem o meu nome.
ResponderExcluirAbraço.
Ademir Carlos Ziolli
Gostei muito do curso aprendi muito sobre como usar o blog como uma ferramenta de ensino, anteriormente nem me havia passado pela cabeça a possibilidade de usar um blog como aliado agora já faço planos.
ResponderExcluirIvone Dalloca
O blog é um recurso didático prazeroso que faz a interação entre leitura e escrita, é uma forma diferente de despertar a curiosidade.
ResponderExcluirJanete
Apesar de ser uma novidade, o uson de blogs como recurso pedagógico traz inúmeros benefícios, entre eles; leitura, escrita, interação e principalmente, faz com que nós professores consigamos despertar o interesse dos alunos, pois é uma nova forma de levarmos até eles o saber que não deve ser deixado de lado.
ResponderExcluirLucimara
A leitura e a escrita devem ser motivadas em nossos educandos. E com o avanço da informatização não tem outro jeito precisamos enlaçar nossos alunos em um espaço virtual para que o mesmo se transponha em nossas salas de aula .Isso é muito importante para todo um desenvolvimento educacional avançar.Sabemos que nosso aluno voa em naves espaciais e nós estamos indo de trem, em relação à tecnologia.Vamos pegar uma carona nesta nave que foi aterrizada aqui e nos encontrarmos no espaço com o nosso aluno? Quem sabe conseguiremos ir mais depressa que antes!!!!
ResponderExcluirProfessor Marciano, você deve encantar seus alunos, pois a forma prazerosa como conduziu o curso nos fêz viajar ao mundo dos blogs e pensar de forma blogariana. Interessante como conduziu essa prática pedagógica, inserindo os alunos cotidianamente em um mundo virtual, interagindo com os colegas e professor, desenvolvendo a prática da pesquisa...de forma lúdica. Sensacional o seu agir, o seu SER PROFESSOR!
ResponderExcluirBlog é um recurso tecnológico bastante significativo, é o espaço onde o professor acessa e pode com isso, diversificar suas aulas.
ResponderExcluirParabéns a todos os professores que nos proporcionaram essa experiência com o curso.
Concordo com o apontamento sobre o uso da internet, pois é realmente um instrumento utilizado para levantamento de material. As possibilidades oferecidas por um blog enriquecem com certeza esse instrumento. Parabéns pela idéia de utilizar esse meio para o ensino da literatura, pois foi uma boa forma de vencer as lacunas do curriculo e do ensino.
ResponderExcluirO Blog como ferramenta de ensino pode trazer motivação aos educandos por determinados assuntos que, de outra maneira a prática pedagógica seria entediante; criar a responsabilidade para o trabalho em equipe e a criticidade sobre os assuntos abordados. O professor deverá estar sempre atento para dirimir possíveis sinais de competividade entre os mesmos.
ResponderExcluirO ciberespaço está aí, à disposição. À disposição de nossos alunos e a nossa disposição. Cabe a nós, professores, fazermos um bom uso dele, não o transformando, como já foi feito anteriormente com outras ferramentas tecnológicas, em uma lousa sofisticada ou uma enciclopédia modernizada.
ResponderExcluirPrecisamos nos conscientizar que neste novo espaço de ensino/aprendizagem temos o papel de facilitador e/ou orientador do conhecimento.
Eis aí os nossos novos desafios! Tentemos, pois, vencê-los.
Grande abraço.
Marcela
Estamos sentindo na pele a necessidade de interagir com as novas tecnologias, inserindo-as em nosso cotidiano para alcançarmos um bom rendimento em nosso trabalho. Portanto precisamos ser insistentes na prática técnologica para utilizarmos o blog como exemplo de estratégia pedagógica.
ResponderExcluirVemos no blog duas funções:uma maneira( estratégia) nova de aprender e um lugar em que o
ResponderExcluirconteúdo para aprender está lá( recursos). Dentro de tudo que estamos vendo, muita coisa poderia se dizer, mas alguns pontos que mais me chamaram a atenção no blog são algumas características que se pode desenvolver e enxergar nos alunos: criatividade, pesquisa, leitura e envolvimento com os conteúdos.
O NOVO NOS DEIXA COM BASTANTE MEDO!!!Mas com o passar dos dias e dos cursos vamos pegando o jeito e nos apaixonando pelas novas tecnologias.Com certeza o nosso aluno está mais preparado ,mais informado com o computador que nòs e quando levarmos para a sala de aula esta proposta, com certeza eles vão amar.E alunos interessados é o que sonhamos.
ResponderExcluirAparecida Soares de Souza disse:
ResponderExcluirVocê tem razão professor Márcio a desculpa é que nos cursos para lidar com as novas tecnologia, não são suficientes, eles querem a receita pronta é o que vejo nos colegas. Mas eu também não conseguia postar minhas atividades, pedi um "help" para professora Laura e postei em seguida. Temos que procurar melhorar todos dias, pois a cada dia que passa nossos alunos estão um passo a frente,quando se fala em tecnologia.
Coforme já postei em comentário ao artigo "o que é blog", tenho algumas práticas de leitura de literatura que faço com os alunos que, certamente, se toranariam mais "atraentes" se agregássemos o blog como um meio de interação/divulgação do nosso trabalho.
ResponderExcluirProfª Leo
O Blog é uma tecnologia bastante atraente e que nos professores deveríamos utilizar, pois no mundo da informatização que vivemos, devemos nos tornar cada vez mais informados para que possamos fazer de nossas aulas, momentos de prazer oportunizando conhecimento e Blog é uma ferramenta que com certeza ajudara bastante o professor.
ResponderExcluirabraços
Delma
O blog como ferramenta de ensino e na minha opinião será muito importante a utilização pelo aluno. Pois, o blog é uma ferramenta de comunicação e permite que o aluno leia e escreva, e com a escrita em um blog a preocupação do aluno é ainda maior. Agora não é só escrever para o professor ler, mas sim de que outras pessoas que ele nem conhece também poderão ler o que ele escreve. Por isso acredito que ele se preocupará ainda mais se a sua escrita será entendia por outras pessoas e isso contribui para melhorar a escrita do nosso aluno.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com que essa ferramenta traga uma inovação no ensino da leitura e escrita e gostaria muito de trabalhar dessa forma. Agora, analisando a questão do profissional com dois padrões (40 h), ele teria um pouco de dificuldades para acompanhar os blogs de seus alunos ou de suas classes devendo fazê-lo nos finais de semana. Percebo assim que há recursos excelentes, mas para quem tem mais tempo disponíveis para acompanhar e avaliar.
ResponderExcluirNo entanto, penso que adotando essa linha de trabalho poderia interagir melhor com meu aluno, sendo que por meio do blog a leitura e a escrita poderiam ser refeitas, reanalisadas, num processo de ir e vir, dando condições para que a leitura fosse melhor interpretada e os textos reescritos.
Durante as atividades, o aluno perceberia a existência do "outro" e , mediante a mediação do professor, ele iria apresentar suas idéias, sua criatividade, ampliaria conhecimentos pela pesquisa, faria sugestões, aceitaria algumas, negaria outras, complementariaidéias, etc. Isso estaria contribuindo para que o aluno lesse, analisasse, questionasse, ampliasse seu senso crítico, desenvolvesse habilidades que o levassem a desenvolver a comunicação escrita e falada, dando-lhe condições para participar como cidadão ativo na sociedade.
Nilza Pereira Crepaldi
O blog pode ser mesmo um canal de comunicação para a educação. Interessante o trecho que diz que o professor é um orientador, um facilitador do conhecimento. Vamos à luta!
ResponderExcluirRosângela Machado
Deveríamos aproveitar melhor os recursos tecnológicos que temos disponíveis.
ResponderExcluirÉ papel do professor direcionar a aprendizagem dos alunos, mostrando-lhes as várias formas do saber que não devem ficar limitadas somente nos conteúdos de sala de aula.